sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia Nacional do Livro


Dia 29 de outubro é o Dia Nacional do Livro.
Entretanto observando as respostas a esta pergunta: ¨Está Lendo algum livro? Conte para nós!¨, que a Bienal do Livro de SP fez aos seus seguidores no Facebook, percebi que todas as pessoas (até o momento que observei) responderam livros de autores estrangeiros.
O que por um lado pode significar que pelo menos estão lendo alguma coisa, por outro gera certa frustração em saber que devido ao grande interesse das editoras em publicar mais o que vem de fora, muita coisa nacional de qualidade passa despercebida ao grande público.
Não que eu só leia autores nacionais, mas como leio dois ou três livros ao mesmo tempo (sim, dois de cabeceira e um que levo na bolsa para qualquer necessidade) não tenho preconceitos por nacionais como já ouvi de várias pessoas, principalmente novos autores.
Acabei de ler o livro ¨Nihonjin¨, do paranaense Oscar Nakasato, que em seu romance de estréia venceu o 1° Prêmio Benvirá de Literatura, da qual participaram 1932 autores de todo o Brasil. Falarei mais deste livro em um próximo post.
Como aspirante deste magnífico ofício e com um árduo caminho pela frente, talvez tenha mencionado tudo isto só em desabafo.
Então pessoal, leiam, leiam muitos livros nacionais ou estrangeiros, pois como já dizia Monteiro Lobato: ¨Um país se faz com homens e livros¨

Amo livros!
Virvinhas

Um comentário:

  1. Muito bom Vivi!
    Amo livros, adoro autores brasileiros.
    Mas alguns internacionais de vez em quando tbm, claro.
    Agora vou começar mais um do excelente Vargas Llosa!

    ResponderExcluir